Logo


Este é o blog Penguin Idiomas.

Este foi meu blog pessoal durante um bom tempo. Ele conta a minha história com o idioma inglês antes de Penguin Idiomas.

Agora, concentro minhas idéias na fanpage do Facebook para Penguin Idiomas.

www.facebook.com/penguinidiomas

Aqui você encontra música, entrevistas, livros inteiros em texto ou áudio, jornais, dicionários, rádio, vídeos e TV, por exemplo.


Agradecemos a todos os instrutores, alunos e colaboradores, que buscam esses recursos na web e os disponibilizam aqui.

Clique aqui e visite também o site VIP SCHOOL.




Mitos e Lendas V

By Lenilson Brandão
Como ler?

É muito comum entre alunos de inglês a noção que a melhor maneira de ler materiais difíceis em inglês é traduzir TODAS as palavras não entendidas com um dicionário. Eles acreditam que essa prática os levará, um dia, a ler e entender tudo a que tiverem acesso.

O mito está na ingênua crença que pessoas fluentes em inglês (me tome como exemplo) ou mesmo nativos do idioma conhecem TODAS AS PALAVRAS EXISTENTES (?!!??).

Na verdade, todo mundo que fala inglês, nativo ou não, perde uma ou outra palavra ao assistir ou ouvir programas em inglês. Isso é natural. O que fazemos é DEDUZIR PELO CONTEXTO. Até mesmo americanos e ingleses desconhecem um grande número de palavras de sua língua mãe, assim como verificamos no dicionário o significado de termos técnicos ou palavras do português em desuso.

Entenda os seguintes números:

a) Algumas editoras publicam livros de histórias próprios para alunos de inglês, divididos por níveis. A série "Penguin Readers", por exemplo, utiliza somente as 500 palavras mais conhecidas no nível iniciante, as 1700 palavras mais conhecidas no intermediário, e 3000 palavras no avançado (fluente).

www.penguinreaders.com/pr/grading.html

www.world-english.org/english500.htm

b) A enciclopédia Encarta relata que americanos razoavelmente educados conhecem em torno de 20.000 palavras e utilizam 2.000 por semana.

encarta.msn.com/encnet/departments/Homework/?article=spellingtipsmain&page=tutoring

c) A Universidade de Birmingham, na Inglaterra, já classificou a existência de mais de 500 milhões de palavras no inglês.

en.wikipedia.org/wiki/Bank_of_English

Então, ao ler um livro, jornal ou outro material complicado em inglês, não pare a cada palavra que não entende para verificá-la no dicionário. Isso torna a leitura um sacrifício, além de aleijar sua capacidade de deduzir significados.

Acostume-se com a noção de que sempre iremos nos deparar com palavras desconhecidas. Tente se inteirar do contexto e APRENDER o significado destas novas palavras PELO SENTIMENTO, não pelo dicionário. Use o dicionário somente para as palavras essenciais para o entendimento do texto.

Assim você lê mais, aprende mais, e torna a leitura mais agradável.

Abraços,

Lenilson Brandão

0 comments so far.

Something to say?